3/23/2010

ENTREVISTA COM A BANDA DMOR

Postado por BH INDIE MUSIC

Em 2004 recebi um CD intitulado "Humanic" de um amigo e parceiro, iluminador do teatro Marília. A banda de BH atendia por um nome diferente: Dmor e o disco, excepcional para os padrões técnicos da época.

Anos mais tarde, em 2008, pude conhecer a banda, pessoalmente, quando a convidei para o I BH Indie Music. Naquela ocasião, mais que um festival de música independente, a aproximação com as bandas daqui que faziam um som de responsabilidade e qualidade inquestionável, era o mote para aquela idéia.

Hoje, Edison Elloy é parceiro, amigo e brother. E a Dmor, não escondo, é uma banda que curto muito.

Pra quem ainda não teve o prazer de ouvir e conhecer, eis a chance...
Bati um papo com o líder da banda, Edison Elloy, e vamos falar da Dmor neste post.

BANDA - Dmor

FORMAÇÃO1998/1999 - Belo Horizonte
ESTILORock Alternativo (Indie Rock)
REFERÊNCIASDe Beatles aos sons contemporâneos, passando por Bob Dylan, Patti Smith, The Doors, The Smiths, The Who, Os Mutantes e MBIQ (Música Brasileira e Internacional de Qualidade).
INTEGRANTESEdison Elloy (Vocal/Baixo) / Daniel Melo (Bateria) / Emannuel Jamar (Guitarra) / Fábio Ian (Guitarra)
DISCOSCanções e Baladas (Newman Records-1999) / Humanic (Independente-2002) / Vans Zona Punk (Independente-2005) / Ep D-One (Tempo do Rock Disco-2007)
CUSTO ESTIMADO DO SHOW - R$1.000,00

NOS CONTE UM POUCO SOBRE A ORIGEM DA DMOR.
A banda tem seu início nos anos 98/99, mas efetivamente e com a formação que lançou o primeiro álbum, os trabalhos só tiveram início no ano 2000. Havia anteriormente o meu envolvimento (Edison) com trabalhos de amigos que estavam ligados à música de forma amadora. Sem maiores interesses. Eu era apenas letrista, contudo, a frequência constante em ensaios levou-me a ter interesse em executar algum instrumento e daí para as interpretações vocais foi um passo natural. A primeira intenção da banda sempre foi ter um texto que trouxesse em si questionamentos diversos, relacionados às pessoas e ao mundo em volta.


PORQUE VOCÊS COMPÕEM EXCLUSIVAMENTE EM INGLÊS? 
É por uma questão de influência inicial, bandas estrangeiras de rock sempre influenciaram trabalhos nacionais muito pela força da origem. Mas também, e sendo eu o letrista (Edison), fico livre de ter que dar muitas explicações sobre o conteúdo do que é cantado. Quem realmente tem interesse sempre busca em traduções disponíveis, informar-se à respeito dos textos.

QUAIS FORAM AS BANDAS E OS ARTISTAS QUE MAIS INFLUENCIARAM NA PESQUISA DE TRABALHO DA DMOR? 
A grande maioria do trabalho da banda até hoje, foi composto por mim (Edison). Não existe influência tendo  como base algo tão específico, pesquisa. Posso afirmar que no primeiro trabalho existe muito mais influência subjetiva de origem erudita e por incrível que pareça de MPB. Mas The Beatles, The Doors e Bob Dylan, tenha certeza que estão lá e continuam até agora comigo.

COMO FUNCIONA O MECANISMO DE CRIAÇÃO DA DMOR? 
Funciona assim, precisamos de canções novas para tocar? Eu componho, apresento aos músicos e as executamos. Brincadeira. Mudamos muito de formação desde o início da banda, por isso tomei para mim a responsabilidade de compor. Acredito que a banda sempre teve muito mais minha "cara" nas composições porque sou muito exigente,principalmente com o texto. Musicalmente, minhas observações estão sempre no campo abstrato. Uma canção tem por obrigação ser boa, antes de tudo, boa de se ouvir. Não há mistério em se perceber isto, o mistério é fazer. Gosto das canções da banda.

COMO VOCÊS ESTÃO TRABALHANDO ESTE MERCADO? HÁ ACEITAÇÃO DO MERCADO INTERNACIONAL PELA DMOR? 

Estivemos pouco atuante nesses últimos anos, muito por conta das mudanças na formação, provocando uma descontinuidade. Usamos as ferramentas à disposição de todos. Basicamente a internet, mas a partir da disponibilização do trabalho inédito (álbum UltraRock!), pretendemos circular pelos festivais brasileiros e internacionais. Sim, há uma aceitação positiva, via myspace que é uma boa referência, percebemos que há sempre um maior interesse externo por nosso trabalho. Basicamente, os convites mais importantes que recebemos relacionados à divulgação do trabalho da banda vieram de fora do Brasil, por exemplo convites para 
participarmos de coletâneas.








COMO VOCÊS AVALIAM O MERCADO INDEPENDENTE DE MÚSICA ONTEM E HOJE? E O QUE ESPERAM PARA O FUTURO DO MERCADO INDEPENDENTE DE MÚSICA NO BRASIL? 

...Teatro Marília / BH... Pré-Lançamento novo álbum Foto: Antonio Marcos Santos
Hoje a exposição do material dos artistas é muito mais democrática e dinâmica, pois não existe mais a busca exagerada e menos ainda a necessidade extrema de se pertencer a uma gravadora. O mercado é completamente livre para a circulação. No passado havia um controle externo muito grande sobre as criações artístico-musicais, isto não acontece hoje. O Brasil é sempre um grande ponto de interrogação, mas não vai escapar do que hoje acontece mundo afora. As gravadoras e sêlos independentes de uma forma rápida adaptam-se aos novos tempos de consumo da música. Desejo que uma profissionalização em todos os níveis seja a principal busca e prática diária dos envolvidos na cadeia de produção musical. Os direitos de autor sejam respeitados e o mercado seja um espaço mais justo para todos.

CITE ALGUMAS BANDAS DE EXEMPLO, DAQUI DE BH, QUE PROMETEM MUITO PRO MERCADO INDEPENDENTE NOS PRÓXIMOS ANOS. 
Monno, sou fã confesso desta banda. Transmissor, Julgamento e Dead Lover´s... sem me esquecer de uma das mais criativas que é a The Hell´s Kitchen Project. Existem outras também.

NOS FALE SOBRE OS DOIS ÚLTIMOS ÁLBUNS DA DMOR. COMO FOI O PROCESSO DE PRODUÇÃO DELES E NO QUE OS DOIS SE COMPLEMENTAM? 
Humanic,já estava todo pronto e bem resolvido quando fomos para estúdio registrá-lo. É bem gravado e bem produzido, gosto da sonoridade dele, também julgo ser um álbum mais rico musicalmente. Contudo, muito alternativo para os padrões de mercado. O Ep D-One (foto) de 2007 já mostrou 03 faixas que fazem parte de UltraRock!, é um trabalho mais assimilável menos experimental, mas com a mesma busca por boas melodias que nortearam o primeiro. Não está finalizado ainda, gostaria de poder lançá-lo definitivamente agora nesse ano. Já estamos, desde 2007, executando as outras canções que fazem parte dele.

QUAIS SÃO OS PLANOS DA BANDA PARA 2010? 
Muitos shows, lançar UltraRock! e divertir um pouco as pessoas com o que gostamos de fazer - música. Ah! E nos divertirmos também. Trabalhar muito, levar ao público as canções e textos nos quais acreditamos. Dividir com este público nossas expectativas e esperanças.

QUEM QUISER CONTRATAR A BANDA COMO ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊS E QUANTO CUSTA UM SHOW? 
Tem o myspace.com/dmorband, nosso email dmorband@yahoo.com.br, nosso perfil no orkut (dmor band) e a  volta do website da banda. Temos como referência o valor de R$1.000,00. Contudo, tudo pode e deve ser negociado. Queremos é nos apresentar e muitas vezes participar de um evento importante por um  valor reduzido tem suas compensações.

Créditos das Imagens:
Foto 1: Marco Aurélio Prates (I BH Indie Music, 2008)
Foto 2: Arquivo BH Indie Music (Projeto Matriz, 2010)
Foto 3: Antonio Marcos Santos (Teatro Marilia)

texto por Malu Aires

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More